PÁGINA INICIAL > NOTICIAS > IMPRIME > 43439 > VISITA INSTITUCIONAL CENTRO DE LANçAMENTO DA BARREIRA DO INFERNO RECEBE VISITA DA CôNSUL DOS EUA

VISITA INSTITUCIONAL

Centro de Lançamento da Barreira do Inferno recebe visita da Cônsul dos EUA

Publicado: 2024-11-20 13:15:57
Durante a visita, a Comitiva norte-americana conheceu as instalações do CLBI, além de assistir apresentação sobre os objetivos da Base de Lançamento

O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), subordinado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), recebeu, no dia 08/11, a visita de uma Comitiva norte-americana formada pela Cônsul-Geral dos Estados Unidos da América (EUA) no Recife, May Baptista, Assessora Política e Econômica do Consulado-Geral dos EUA, Joana Cavalcanti, Analista para Programas da Força Aérea na Embaixada dos EUA,  Davi Hoerlle Santos e pela Auxiliar do Adido na Embaixada dos EUA, Tenente-Coronel Angélica Cubillos Fonseca.

A delegação foi recebida pelo Diretor do CLBI, Coronel Aviador Christiano Pereira Haag e pelo Vice-Diretor Ricardo Tavares Vieira. Após uma breve apresentação sobre a missão e os objetivos do CLBI, o Diretor e sua equipe guiaram os visitantes em um tour pelas instalações do Centro. Durante a visita, os representantes norte-americanos puderam conhecer o trabalho estratégico realizado pela unidade, que inclui o lançamento e rastreamento de foguetes, a telemetria e diversas atividades ligadas ao setor aeroespacial brasileiro. Puderam conhecer ainda o Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-e), projeto financiado pela Agência Espacial Brasileira, que possui o objetivo de vocacionar crianças e jovens a buscarem formação nas áreas científicas e tecnológicas.

A visita teve como principal objetivo conhecer o Centro de Lançamento e reforçar os laços de amizade entre o Brasil e os Estados Unidos. O Diretor do CLBI, Coronel Christiano, considerou o encontro "muito importante", destacando a oportunidade de apresentar o trabalho desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB) em prol do Programa Espacial Brasileiro (PEB). Já a Cônsul dos EUA, May Baptista, destacou a visita da comitiva. “Foi muito especial visitar o Centro de Lançamento, conhecer todos pessoalmente e poder compartilhar informações sobre nossas iniciativas relativas à Diplomacia Espacial. Também foi incrível saber mais sobre as parcerias locais e internacionais, bem como podemos trabalhar em colaboração no Futuro. Temos muito orgulho da profunda e duradoura relação bilateral entre os Estados Unidos e o Centro de Lançamento, localizado no Rio Grande do Norte, desde 1965 com o lançamento do foguete Nike Apache.” disse.

O CLBI é o primeiro Centro de Lançamentos de Foguetes da América Latina. Ainda este ano ocorrerá a primeira fase da Operação Potiguar, que incluirá o lançamento do VS-30 V15, marcando o reinício das atividades de lançamentos de veículos suborbitais no CLBI.

Fotos: ACS / CLBI